Rook é um visualizador lúdico de dados do Hollandse Luchten sobre qualidade do ar, usando luz e a névoa como forma de representar fisicamente a informação. O projeto é um dispositivo IoT que acessa a API Hollandse Luchten para obter os valores mínimo, médio e máximo de material particulado (PM2.5), em um intervalo de tempo especificado. Quando o Rook é ativado, a névoa é iluminada de acordo com a cor obtida pela API. A névoa é produzida pela vibração ultrassônica da água, não é prejudicial e não há adição de componentes químicos, apenas água limpa.
Rook foi desenvolvindo juntamente com Mattia Thibault, em parceria com a Waag, Lectorate of Play & Civic Media da Amsterdam University of Applied Sciences, e com a colaboração de Yuri Alexsander, Mar Escarrabill, Luis Rodil Fernandez e Jéssyca Rios.
Rook é um projeto aberto e os arquivos de código, CAD de projeto e guia de instrução estão disponíveis no repositório github.com/arturvc/ROOK.
O projeto foi realizado como parte da pesquisa no Lectorate of Play & Civic Media da Amsterdam University of Applied Sciences, com a Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior da FAPESP. “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”
Rook recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia com o termo de outorga nº 723521 e com o termo de outorga Marie Sklodowska-Curie nº 793835.