Projetos\3D Errar

O projeto 3D Errar é uma coleção de resíduos, erros, falhas, ruídos, fabricados nas máquinas de impressão 3D. São mais de 100 peças que foram coletadas em laboratórios de fabricação digital na cidade de São Paulo, de 2016 a 2018. Os objetos são de diversas tipologias, formas e cores que apresentaram problemas no processo de fabricação e que foram descartados por estarem danificados. As imagens das peças estão na conta 3derrar do Instagram.

Responsive image

A coleção 3D Errar propõe um olhar crítico sobre a tecnologia de fabricação digital, com uma perspectiva estética na observação dos ruídos, destacando as camadas incompletas, a estrutura do infill, a deformação da imagem, a falência na reprodução de monumentos, os corpos fragmentados. As peças evidenciam o conflito dos bits e átomos, na racionalidade da geometria computacional com a organicidade do filamento plástico - sujeito a deformação inclusive por corrente de ar frio. Na esfera digital, “what you see” nem sempre “is what you get”.

Responsive image

Com curadoria de Nathalia Lavigne, 3D Errar participou da exposição Homo Faber 2.0 Exhibition - Politics of digital in Latin America, em novembro de 2018, em São Carlos - SP.