A Oficina 20 pixels de dados é uma proposta para construir uma matriz de led de 4x5 pixels em escala humana, e trabalhar coletivamente para criar visualizações de dados relacionadas ao ambiente e questões locais. A ideia da Oficina é construir um dispositivo de mídia open source para exibir representações visuais que possam ser significativas para o contexto local. A proposta da Oficina foi baseada no conceito de mídia arquitetura DIY, apresentado no artigo “DIY Media Architecture”, de Glenda Caldwell e Marcus Foth (2014), que discute modos de participação e estratégias de design com o intuito de trazer parte do processo criativo para os participantes, como meio de capacitar e empoderar comunidades.
A atividade de construção objetiva facilitar a apropriação da tecnologia pelos participantes, capacitando-os a fabricar e desenvolver um dispositivo de mídia urbana a partir de uma abordagem colaborativa. Ao contrário das matrizes led disponíveis, além do alto custo são estruturas fechadas com software proprietário, a matriz proposta é de baixo custo, relativamente fácil de fazer e de tecnologia aberta. Os pixels podem ser de compensado de madeira coberto por acrílico, ou de papelão coberto por papel vegetal, usando fita led monocromática. O projeto usa Arduino com relés para controlar o acionamentos dos leds.
Em setembro de 2018 foi realizada a Oficina no Fab Lab Livre SP da Vila Itororó, em novembro de 2018 foi realizada na Media Architecture Biennale, em Pequim.
Em maio de 2024 foi realizada a Oficina 16 Pixels durante a Semana da Arquitetura e Urbanismo da Unifap, no Fab Lab Garagem em Juazeiro do Norte.