Com a popularização das tecnologias de comunicação, as ferramentas de criar, editar e desenhar mapas deixam de ser um campo específico de atividade de profissionais da cartografia, e tornam-se disponíveis em plataformas online para pessoas interessadas em mapas e com a informação geolocalizada no território.
Nesse contexto, o mapa é ampliado com novos significados e funcionalidades e passa a fazer parte da nossa rotina diária, nas mais diversas atividades de navegação, pesquisas e serviços. Consequentemente, surgem demandas para criar mapas, localizar elementos, visualizar dados e informações no espaço, bem como explorar os recursos de representação geográfica a partir de uma perspectiva crítica e experimental.
A partir dessas questões e interesses, criamos o curso o ponto no mapa, voltado para pessoas não-programadoras e para quem quiser criar um conto, um ponto no mapa. Como uma alternativa para as soluções de plataformas proprietárias existentes, a proposta do curso é lançar mão de tecnologias abertas na criação de mapas online. Portanto, vamos usar a biblioteca de mapas Leaflet, um projeto open source em linguagem JavaScript que é popular e bem documentado.
No curso o ponto no mapa, vamos desenvolver um site com o mapeamento dos nove geossítios do Geoparque Mundial da UNESCO - Geoparque Araripe.
O objetivo do curso é facilitar a produção de mapas online, demonstrando um caminho possível (porque existem vários) de desenvolvimento de uma página web com a finalidade de exibir um mapa e informações geolocalizadas.
O pré-requisito para participar é ter conhecimento básico de informática. Não é necessário conhecimento prévio em programação.
São abordados tópicos de uma página web, incluindo HTML, CSS e JavaScript, bem como arquivos de dados tipo JSON, orientados para o objetivo de criar mapas.
O conteúdo do curso o ponto no mapa é dividido em 14 aulas:
html
, head
e body
h1
,h2
,h3
, p
e
ul
div
a
img
div
margin
e padding
class
e id
a
(link)script
e código JavaScriptid
da div
let
L.map()
referenciado com a id
da
div
, especificado uma vista com
setView([latitude, longitude], zoom inicial)
L.marker
>console.log()
fetch()
for()
a
no popup dos marcadoresif ()
base layer
e overlay
L.layerGroup()
L.control.layers()
push()
Date()
meta
com
atributosnav
para menu de navegação da páginaREADME.md
na linguagem de marcação do GitHubOs arquivos usados nos exercícios das aulas estão no repositório do curso o ponto no mapa no GitHub, e estão disponíveis neste link: github.com/o-ponto-no-mapa/curso.
No curso são usados os seguintes recursos:
Documentação sobre HTML, CSS e JavaScript da Mozilla - MDN Web Docs: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/HTML
Base de imagens de mapas para usar com Leaflet: https://leaflet-extras.github.io/leaflet-providers/preview
Exemplos de mapas e recursos com Leaflet de Grzegorz Tomicki: https://tomickigrzegorz.github.io/leaflet-examples/"
API de dados atmosféricos e climáticos Open Meteo: https://open-meteo.com/en/docs#api-documentation
Site do Geoparque Araripe: http://geoparkararipe.urca.br
Boa diversão com o(s) ponto(s) no mapa! 📍🗺️
O curso o ponto no mapa é desenvolvido por Artur Cordeiro.
Cariri, 2023.